Ideias

Comecei minha carreira publicit√°ria em 2002 ‚Äď antes disso eu era desenvolvedor multim√≠dia na Apple Brasil, mas isso fica para outro texto. Desde ent√£o, dedico minha carreira √†s ideias. Comecei criando campanhas para os clientes das ag√™ncias em que trabalhei. Nos primeiros cinco anos de trabalho, conquistei reconhecimento nacional e internacional dessas ideias, incluindo sete le√Ķes no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Tamb√©m ganhei a medalha de ouro na competi√ß√£o global Young Lions 2006.

Meu primeiro leão de ouro em Cannes, em 2005, tem uma história curiosa.

Logo depois, apliquei meu processo criativo para criar ideias além das campanhas publicitárias. Aqui estão algumas dessas ideias:

ID\TBWA (2007)

Augusto Cruz, Igor Puga, Jaques Lewkowicz, Luiz Lara e eu fundamos a ID\TBWA no segundo semestre de 2007. Uma ag√™ncia de publicidade e marketing digital que nasceu com um modelo de neg√≥cio diferente para a √©poca. Recordemos algo curioso: h√° mais de uma d√©cada o smartphone √© o meio de comunica√ß√£o dominante. Com a penetra√ß√£o de bilh√Ķes de usu√°rios, n√£o podemos nos separar do dispositivo que nos bombardeia com mensagens publicit√°rias. Mas a ID\TBWA nasceu meses antes do iPhone: o precursor do smartphone como o conhecemos. Isso significa que a ag√™ncia nasceu para trabalhar com um ecossistema de publicidade digital que consistia em sites de desktop, banners, jogos, portais e sistemas de dados: entregas que exigiam uma enorme equipe de tecnologia interna.

A ideia: um modelo de negócio baseado na gestão de tecnologia terceirizada e com uma equipe 10x mais enxuta que os concorrentes. Uma equipe menor permitia contratar pessoas mais experientes. E já que não executavam tecnologia, elas tinham mais tempo para pensar estrategicamente nos problemas do cliente. Ao invés de departamento, a tecnologia era disciplina obrigatória para que toda a nossa equipe pudesse gerenciar as tarefas de terceiros.

Vapor (2012)

Breno Berdu, Igor Puga, Maury Tognolo e eu fundamos o Vapor: uma hamburgueria e cervejaria onde tudo que sa√≠a da cozinha era cozido no vapor. Hamb√ļrgueres, queijos, batatas, tudo feito em fornos a vapor americanos.

A ideia: resgatando um m√©todo de preparo popularizado em Connecticut na d√©cada de 1920, conseguimos chamar a aten√ß√£o para a disputada cena gastron√īmica paulista. A forma simples, limpa e inusitada de preparo ainda criava a sensa√ß√£o de ser mais saud√°vel que os concorrentes, atraindo clientes e gerando filas de espera de horas nas noites de s√°bado.

De Volta pra Pista (2013)

A convite da amiga Tati Bernardi, escrevi três episódios da sitcom brasileira De Volta pra Pista. A série que foi ao ar no canal Multishow contou a história de Silvia, uma mulher de 40 anos que começa uma nova vida após o divórcio.

A ideia: colocar √† prova minhas t√©cnicas e m√©todos de processo criativo na gera√ß√£o de ideias situacionais para roteiros de TV ‚Äď que de alguma forma se assemelham a campanhas de longo prazo com in√ļmeras execu√ß√Ķes sob o mesmo tema.

Programa ENTRE (2018)

Paula Ganem e eu criamos o Programa ENTRE em fevereiro de 2018 ap√≥s uma reuni√£o em que seis pessoas da minha equipe bateram na porta do meu escrit√≥rio para aprovar uma campanha publicit√°ria para o Dia Internacional da Mulher. Eram seis homens: uma equipe mal representada para discutir o tema em quest√£o. Esse encontro ocorreu ao mesmo tempo em que ind√ļstrias ao redor do mundo, como Hollywood, por exemplo, questionavam a igualdade de g√™nero no ambiente profissional. Neste ano, meu time criativo era composto por apenas 20% de mulheres. Um n√ļmero que n√£o faz sentido, j√° que as mulheres s√£o t√£o criativas quanto os homens. O problema: as mulheres estavam sendo desencorajadas de atuar na cria√ß√£o publicit√°ria por preconceitos repetidos desde a vida universit√°ria.

A ideia: a criação de um curso profissionalizante sobre o processo criativo ministrado por profissionais de uma das maiores agências de publicidade do país, a Publicis Brasil, e com apoio estratégico da ONU Mulheres. Atuando no começo da vida universitárias dessas mulheres, o curso atuaria como um apoiador de suas carreiras criativas. Até 2022 o Entre treinou 126 mulheres que hoje trabalham nas maiores agências de publicidade do país.

RAIN (2022)

Em 2015 iniciei uma pesquisa sobre inteligência artificial aplicada à criatividade. Mais precisamente: como usar o processamento de linguagem natural para automação criativa e geração de ideias em escala. O resultado dessa pesquisa foi a plataforma criativa Rain.

A ideia: transformar meu próprio processo criativo em um algoritmo e emprestá-lo a outras pessoas para gerar ideias e impacto. Rain ainda não está aberta para uso comercial. Mas se você estiver interessado em testá-lo, deixe uma mensagem.