Todo mundo é mais criativo que você?

Será que o problema sou eu?

Enquanto os colegas postam campanhas incríveis, reconhecidas em festivais, o job sobre a sua mesa parece não render – horas de pesquisa de referências, brainstorm, rascunhos e … nada comparável aos trabalhos premiados que estampam as redes sociais.

É fácil – e tentador – duvidar da própria capacidade. E acredito que muitas carreiras criativas tenham sido desencorajadas pela ansiedade de não se sentir produzindo em nível competitivo.

Mas antes de duvidar de você mesmo, alguns dados:

  • Algoritmos de redes sociais distorcem nossa percepção da realidade. A vida real é bem mais sem graça do que o feed.
  • Apenas 3.3% do trabalho enviado para os festivais é premiado. Ou seja: você não está vendo 97% dos trabalhos enviados. Que provavelmente são mais “normais”.
  • Por último: você tem clareza de onde está na sua jornada?

A nossa produtividade criativa se desenvolve com o tempo.

E quem disse isso foi a Universidade da Califórnia.

Nossa produtividade criativa ao longo da carreira.

Num estudo realizado com mais de 1600 profissionais criativos de diversas áreas, os números apontaram que, se você é uma pessoa que inicia sua carreira por volta dos 20 anos de idade, suas primeiras contribuições de qualidade acontecem depois de 6 anos de estrada. O auge da sua produtividade criativa acontece perto dos 40 anos de idade (ou 20 de carreira) e assim permanece até os 60. Repare no gráfico que continuamos criativamente produtivos depois dos 60, mas os 62 marcavam a média onde os participantes da pesquisa concluíam suas carreiras.

Mas vamos falar de você.

Onde você está nessa jornada?

Menos de 6 anos de carreira? Então deixe a ansiedade de lado e aproveite para testar métodos e descobrir a sua maneira de criar.

Mais de dez anos de carreira e sente que pode melhorar criativamente? A boa notícia é que criatividade também se desenvolve com prática e treino. Busque um mentor, um curso ou um desafio profissional.

A única competição é com você mesmo.

Será que você pode ser mais criativo do que você foi semana passada?

Se desafie. Olhe para o que produziu semana passada e tente se superar. O objetivo você já tem. Agora foque e vá explorando sua maneira de criar. Você só precisa de uma grande ideia para mudar a sua carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: